sábado, 9 de julho de 2011

Utada Hikaru - Biografia


Hikaru Utada nascida em 19 de janeiro de 1983 em Nova York, melhor conhecida por seu nome de palco Utada nas Américas e Europa e também conhecida por seus fans como Hikki , é uma cantora, compositora e produtora japonesa.
   Seu álbum oficial de estreia em 1999, First Love, tornou-se imediatamente o álbum com maior número de vendas no Japão da história, sendo certificado com 32× Platina pela RIAJ.Melhor conhecida no Japão e internacionalmente por toda a Ásia por suas canções "Automatic" e "First Love", foi descrita pela Time Magazine em 2001 como "Diva No Campus", enquanto afetiva na Universidade de Columbia para um semestre breve, de quebra de carreira em 2001. O lançamento de seus trabalhos subsequentes cimentou seu status como um dos artistas mais bem sucedidos de todos os tempo no Japão, com três de seus álbuns japoneses de estúdio classificados nos dez álbuns com maior número de vendas da história do Japão  e um total de seis de seus álbuns, um em idioma inglês e uma coletânea, até agora em sua carreira classificados dentro da lista dos 275 álbuns japoneses com maior número de vendas.
       Também é conhecida por suas duas contribuições de canções tema para a série de videogames Kingdom Hearts da Square-Enix: "Simple and Clean" e "Sanctuary".Em 2007, seu single "Flavor of Life" alcançou o segundo lugar na classificação de download digital de single mundialmente, com quase 7.2 milhoes de downloads,[13] assim, contribuindo para seu número de 12 milhões de vendas digitais no mesmo ano.
    Também teve música tema para a abertura do Dorama "inocentte love" 


                                                             
  
        Em uma entrevista a MTV (no programa You Hear It First de outubro de 2004), Utada explicou: "Alguém no Japão escutou —em uma gravadora japonesa— e ele disse, 'Ah, você não sabe escrever em japonês? Você fala japonês… E eu disse tudo bem, por que não? Eu vou tentar. Então eu tentei e o álbum japonês realmente estourou no Japão". Utada lançou Precious no Japão em 28 de janeiro de 1998 e então, mais tarde, o re-lançou em 13 de março de 1999 para um sucesso ainda maior. Vendendo 702,060 cópias até hoje no Japão, tornando-o um sucesso significante naquele mercado para um álbum totalmente em inglês.

2009-2010
         Atualmente, Utada encontra-se divulgando seu novo álbum em inglês nos Estados Unidos, chamado This Is The One, que foi lançado em 24 de março de 2009, em formato digital, e 12 de maio, em CD pela Island Records nos Estados Unidos, e 14 de março no Japão em ambos os formatos. O primeiro single do álbum, Come Back To Me, foi lançado nas rádios americanas em 10 de fevereiro de 2009, também estando disponível como single digital no mesmo dia, na loja virtual do iTunes.
Utada também forneceu a música tema para o novo filme Evangelion: 2.0 You Can (Not) Advance, um remix da música Beautiful World chamado Beautiful World -PLANiTb Acoustica Mix-, lançado como single digital em 27 de junho de 2009, mesma data de lançamento do filme no Japão.
Em dezembro de 2009, Utada lançou o segundo single do álbum This Is The One nos Estados Unidos, Dirty Desire. Em 2010, Utada realizou sua primeira tour internacional em suporte ao álbum This Is The One, chamada Utada: In The Flesh 2010, que teve início no dia 15 de janeiro no Havaí, e passou por mais datas nos EUA e duas datas na Inglaterra, finalizando no dia 12 de fevereiro.

O NOME UTADA HIKARU
As variações de nome de Utada foram uma fonte de alguma confusão secundária no passado. O nome legal dela a nascimento é Hikaru Utada. Para o álbum de estréia original dela nos EUA, ela usou o nome Cubic U. Porém, ela ganhou muito pouca fama nesta fase de sua carreira. Para as gravações japonesas dela, ela usou o nome Utada Hikaru, com o determinado nome dela em katakana. Ao contrário a maioria dos artistas japoneses, ela foi conhecida bem no mundo de língua inglesa sobe esta ordenação de nome "sobrenome-primeiro nome", desde que o nome dela só foi romanizado naquela ordem para o mercado doméstico japonês. No Japão, era conhecida pelo apelido dela com o qual cresceu nos EUA, que era "Hikki." Porém, devido à imensa popularidade dela no Japão, ela foi conhecida melhor debaixo deste apelido no Japão que nos Estados Unidos. Depois dos sucessos dela no Japão, ela reentrou o EUA simplesmente comercializada como Utada (às vezes Iwashita). Em alguns ocasiões raras, ela foi creditada por completo no EUA em alguns álbuns domésticos como "Hikaru Utada" ou "Utada Hikaru". O nome legal dela no Japão era Hikaru Iwashita devido ao matrimônio dela para Kiriya Kazuaki (de quem real nome é Kazuhiro Iwashita). Porém, ela não usa este nome para a maioria dos propósitos públicos. O nome legal dela nos Estados Unidos não esteve claro, especialmente como o anúncio do divórcio dela no dia 2 de março 2007.

FINAL DA HISTÓRIA...
    Nossa querida Hikki deu uma pausa em sua carreira......É gente, ela falou que queria dar mais atenção a vida social dela,mas prometeu aos fãs que essa paarada não seria definitiva!
     Para se despedir,ela lançou um álbum com dois cds: o primeiro com seus maiores sucessos e o segundo com músicas inéditas..
    A cantora marcou dois shows intitulados “Wild Life”, no Yokohama Arena nos dias 8 e 9 de dezembro para se “despedir” momentaneamente de seus fãs.
     Foi lançado o dvd desse show. Veja aqui

DISCO 1: WILD LIFE – 8-9.12.2010 (YOKOHAMA ARENA)
-Opening-
Goodbye Happiness
traveling
テイク 5
Prisoner Of Love
COLORS
Letters
Hymne a l’amour ~愛のアンセム~
SAKURAドロップス
Eclipse
Passion
BLUE
Show Me Love ( Not A Dream )
Stay Gold
ぼくはくま
Automatic
First Love
Flavor Of Life – Ballad Version -
Beautiful World

虹色バス

-Encore-
Across The Universe
Can’t Wait ‘Til Christmas
time will tell

Disco 2: Conteúdo Bônus
1. DOCUMENTÁRIO “WILD LIFE”
2. Hikki interagindo com a platéia nos dois dias de concerto.
3. GALERIA DE FOTOS “WILD LIFE”

   

    Após o anúncio Utada foi escolhida como garota propaganda da Pepsi “NEX” e lançou o single “Hymne à l´Amour ~Ai no Anthem~”, cover do clássico de Edit Piaf que foi gravado em francês com algumas inserções em japonês. A música é tema do comercial da Pepsi “NEX”.
   

Nenhum comentário:

Postar um comentário